Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Portugal culpado por aumento de juros de dívida espanhola

O efeito de contágio é responsável pelo agravar dos juros da dívida soberana de Espanha que esta amahã atingiram os 5,5%, quando na mesma altura os juros da dívida portuguesa valiam 7,1%, noticia hoje o jornal espanhol El País.
7 de Janeiro de 2011 às 13:38
El Pais sublinha que Portugal tem responsabilidade sobre dívida espanhola
El Pais sublinha que Portugal tem responsabilidade sobre dívida espanhola FOTO: D.R.

"As dúvidas sobre Portugal e as especulações de que [o país] vai acabar por ter de recorrer ao apoio dos seus parceiros do euro para solucionar os problemas de financiamento [da economia portuguesa] está a aumentar a pressão sobre a sua dívida, estendendo-se a Espanha", lê-se na manchete da edição online do jornal espanhol.

Por esta razão, "os prémios de risco de ambos os países, devido aos respectivos défices excessivos, conduziram às subidas [dos juros da dívida soberana portuguesa ] numa altura em que Portugal é apontado como a próxima vítima da crise após a queda da Grécia, em Maio, e da Irlanda, em Novembro".

O El País escreve ainda que a actual situação económica em Portugal está a provocar o aumento dos 'credit-default swaps' (CDS), os seguros que os investidores fazem contra o eventual incumprimento financeiro de Portugal.

El País Juros Portugal Espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)