Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Portugal é o nono país mais pacífico

O nosso País figura entre os mais pacíficos do Mundo ocupando o nono lugar em matéria de segurança, segundo uma tabela divulgada esta terça-feira pelo Intelligence Unit, o centro de investigação da revista britânica ‘The Economist’.
30 de Maio de 2007 às 19:00
O “Global Peace Index”, elaborado pelo filantropo australiano Steve Killelea e que agrupa 121 nações, teve em linha de conta 24 items, entre eles os níveis de violência, o crime organizado e o financiamento fornecido às forças militares.
Os rendimentos dos cidadãos e o nível de educação foram outros dos factores determinantes para atribuir a posição do ‘ranking’.
A Noruega lidera o quadro dos mais seguros, seguida da Nova Zelândia, Dinamarca, Irlanda e Japão. A Alemanha ocupa o 12º lugar, a Itália está em 33º, França em 34º e o Reino Unido assume o 42º posto. Já os EUA classificam-se na 96ª posição, sendo que a África do Sul é o 99º da lista.
O Iraque é considerado o mais perigoso entre Sudão, Israel, Rússia, Nigéria, Colômbia, Paquistão, Líbano e Costa do Marfim.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)