Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Portugal é o terceiro país da OCDE com mais desemprego

A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em Dezembro e é já a terceira mais elevada entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), atingindo os 13,6 por cento.
14 de Fevereiro de 2012 às 12:09
A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em Dezembro e é já a terceira mais elevada entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em Dezembro e é já a terceira mais elevada entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico FOTO: Lusa

Portugal ultrapassa, assim, a Eslováquia e sobe ao terceiro lugar dos países mais afectados pelo desemprego entre os 24 países da OCDE, de um total de 34 países de todo o mundo.

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, a taxa de desemprego harmonizada de Portugal subiu de 13,2 para 13,6 por cento entre Novembro e Dezembro.

Pior que Portugal, segundo os cálculos da OCDE, está Espanha que lidera a lista dos países com o desemprego mais elevado, com uma taxa bem superior à dos restantes, de 22,9 por cento da população activa.

Segue-se a Irlanda, com uma taxa de desemprego de 14,5 por cento (face aos 14,4 por cento observados nos últimos três meses).

Na Eslováquia, que durante vários meses ocupou o terceiro lugar da lista de países com mais desempregados, o desemprego recuou para os 13,4 por cento (de 13,5 por cento em Novembro).

Em termos homólogos, Portugal sofreu assim em Dezembro a segunda maior subida do desemprego entre os 24 países analisados pela OCDE (1,2 pontos percentuais), depois de Espanha (onde o desemprego aumentou 2,5 pontos percentuais).

De acordo com os dados hoje disponibilizados, a taxa de desemprego em Dezembro manteve-se estável na média dos países da OCDE (nos 8,2 por cento) e no conjunto dos países da zona euro (10,4 por cento).

Em relação às sete maiores economias da organização (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), a taxa de desemprego passou dos 7,6 por cento de Novembro para os 7,5 por cento de Dezembro.

Tendo em conta a OCDE, em Dezembro, havia 44,6 milhões de pessoas desempregadas na região, menos 1,0 milhões em comparação com o mesmo mês de 2010, mas superior em 13,5 milhões de pessoas face a Dezembro de 2007.

desemprego OCDE taxa de desemprego Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)