Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Portugal pede assistência técnica ao Banco Mundial

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, disse nesta segunda-feira, citado pela ‘Bloomberg’, que Portugal e a Grécia pediram assistência técnica à entidade, que pode fornecer apoio em áreas como a despesa pública.
5 de Novembro de 2012 às 20:00
Sobre a assistência que pode ser dada a Portugal e Grécia, Jim Yong Kim compara-a com a ajuda fornecida à Coreia do Sul no final da década de 1990
Sobre a assistência que pode ser dada a Portugal e Grécia, Jim Yong Kim compara-a com a ajuda fornecida à Coreia do Sul no final da década de 1990 FOTO: José Moreira

"Estamos agora em intensas negociações para definir exactamente o que vamos fazer", disse o responsável na Cidade do México, à margem de um encontro do G20.

Representantes dos 20 principais países ricos e economias emergentes estão reunidos entre esta segunda e terça-feira no México para manter a pressão sobre a Europa, cuja crise ameaça a economia mundial, e relembrar os deveres orçamentais dos Estados Unidos.

Sobre a assistência que pode ser dada a Portugal e Grécia, Jim Yong Kim compara-a com a ajuda fornecida à Coreia do Sul no final da década de 1990.

"Temos uma gama de experiências como banco global que achamos que pode ser útil, e estamos felizes por Grécia e Portugal também o considerarem", disse o presidente do Banco Mundial citado pela agência de notícias de economia.

O Banco Mundial foi constituído a 27 de Dezembro de 1945, no contexto dos acordos da Conferência de Bretton Woods de Julho do ano anterior.

banco mundial portugal troika grécia governo jim yong kim
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)