Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Portugal regista queda recorde de vendas

Portugal voltou a registar em Novembro a maior queda europeia no comércio a retalho comparativamente ao mês anterior (-2,6 por cento), revelou esta sexta-feira o Eurostat.
6 de Janeiro de 2012 às 10:25
O volume de vendas a retalho caiu 0,8 por cento na zona euro e 0,6 por cento no conjunto da União Europeia
O volume de vendas a retalho caiu 0,8 por cento na zona euro e 0,6 por cento no conjunto da União Europeia FOTO: Sérgio Lemos / Correio da Manhã

Os mais recentes dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia revelam que em Novembro de 2011, face a Outubro, o volume de vendas a retalho caiu 0,8 por cento na zona euro e 0,6 por cento no conjunto da União Europeia (UE).  

Portugal continua em trajectória descendente, e depois de em Setembro e Outubro já ter sido o país da Europa com uma maior queda, em Novembro voltou a ter a variação mensal mais negativa, à frente de Malta (-1,6) e Roménia (-1,0).  

Dos países sobre os quais há dados disponíveis, as vendas de comércio a retalho diminuíram em 13 Estados-membros e aumentaram em sete. Também nas variações anuais, Portugal registou, de forma destacada, a maior queda, comparativamente a Novembro de 2010, com o volume de vendas a descer 9,2 por cento (contra 7,0 da Espanha e 5,3 da Bulgária, os outros dois países mais penalizados).  

Na zona euro, o comércio a retalho caiu 1,6 por cento comparativamente a Novembro de 2010, enquanto na UE a 27 a baixa foi de 1,5 por cento.

 

Clima de negócios da zona euro sobe pela primeira vez em dez meses

O principal indicador que mede o clima de negócios na zona euro subiu em Dezembro pela primeira vez em dez meses, motivado por um optimismo crescente na produção e pelo aumento nas exportações, indicou esta sexta-feira a Comissão Europeia.  

No entanto, o valor continua em terreno negativo: o índice de confiança de consumidores e empresários situou-se em Dezembro nos 0,31 pontos negativos, uma melhoria face aos 0,42 pontos negativos registados em Novembro.

Eurostat vendas queda recorde UE retalho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)