Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Portugal Telecom: “Dividendos são extraordinários”

O presidente executivo da PT, Zeinal Bava, sublinhou este domingo que a PT só vai pagar dividendos aos accionistas por causa da venda “extraordinária” da Vivo.
5 de Dezembro de 2010 às 15:42
Zeinal Bava diz que PT só vai pagar dividendos aos accionistas por causa da venda “extraordinária” da Vivo
Zeinal Bava diz que PT só vai pagar dividendos aos accionistas por causa da venda “extraordinária” da Vivo FOTO: Lusa

A reacção do principal rosto da operadora portuguesa surge depois da polémica suscitada pela antecipação do pagamento aos accionistas, uma posição que foi seguida pela Jerónimo Martins, Portucel e que é vista como uma fuga ao aumento da tributação dos lucros, que vigora a partir de 2011. 

“É um dividendo extraordinário, não estamos a distribuir dividendos ordinários”, sublinhou Bava na cerimónia de apresentação do renovado site da Bolsa do Voluntariado, um projecto da associação Entrajuda.

O líder da PT fez questão de sublinhar que a empresa “não está a fazer uma distribuição do lucro normal”, mas apenas a dividir o valor resultante da venda da brasileira Vivo.

Zeinal Bava explicou ainda que metade do valor obtido com a operação foi reinvestido na compra da Oi, 15% serviu para financiar o fundo de pensões, 5% para encaixe da própria empresa e 20% para entrega aos accionistas.

Recorde-se que o PCP apresentou na última semana um projecto para travar a antecipação do pagamento de dividendos, que acabou chumbado.

pt zeinal bava portugal telecom dividendos telecomunicações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)