Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

“Portugal vive um pesadelo”

Nobel da Economia escreve artigo no 'New York Times' onde alerta para o drama que se vive no nosso País.
27 de Maio de 2013 às 16:16
Paul Krugman
Paul Krugman FOTO: AFP Photo/Paul J. Richards

O prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, escreve esta segunda-feira no seu blog do 'New York Times' sobre Portugal. Intitulado "Pesadelo em Portugal", o economista diz que as empresas familiares, que eram" o coração da economia portuguesa" estão a "afundar-se aos montes". E pergunta: "porque permitimos que este pesadelo esteja a acontecer de novo, três gerações após a Grande Depressão?"

Reconhecendo que Portugal pode ter tido más políticas económicas no passado, Krugman questiona-se, como é que é possível "lídar com este problema condenando ao desemprego milhares de pessoas que têm vontade de trabalhar?"

A solução passa, segundo Krugman, por "uma política fortemente expansionista em toda a zona euro". Mas o que se passou foi, que ao longo dos três últimos anos, o foco da Europa foi exclusivamente para os suspostos perigos da dívida pública. "Não creio que seja uma perda de tempo discutir, o quanto desfasado foi este foco das autoridades europeias e o infeliz papel representado por alguns economistas que realizaram um trabalho meritório  no passado e, presumivelmente, continuarão a fazê-lo no futuro. O que é importante é mudar as políticas que estão a criar este pesadelo", diz o economista.

Paul Krugman Nobel Economia blog New York Times drama alerta artigo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)