Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Português lidera VW de Palmela

Pela primeira vez desde que se instalou em Portugal, na década de 1990, a Autoeuropa vai ter um português no cargo de director-geral. António de Melo Pires é apontado como o próximo responsável pela fábrica, substituindo Andreas Hinrichs. A unidade da Volkswagen em Palmela não confirma oficialmente a informação, sublinhando que as decisões a esse nível são tomadas pela casa-mãe, que ainda não anunciou qualquer mudança.
15 de Julho de 2010 às 00:30
Português lidera VW de Palmela
Português lidera VW de Palmela FOTO: João Relvas/Lusa

De acordo com fonte oficial da Autoeuropa, Hinrichs está fora do País até à próxima sexta-feira e, como tal, não é possível confirmar se o actual director-geral irá deixar o cargo em Portugal.

Frisando que o grupo tem uma "política de rotatividade de recursos humanos", a mesma fonte explicou que os contratos têm uma duração entre dois e quatro anos, que tanto podem ser prolongados como podem, as pessoas, assumir outras funções noutras empresas Volkswagen.

António de Melo Pires – que já trabalhou na fábrica de Palmela – é actualmente o director-geral da fábrica que a Volkswagen tem em São José dos Pinhais, em Curitiba, no Brasil, e que é responsável pela produção dos modelos Golf, Fox e CrossFox.

A mudança para Portugal, a confirmar-se, deverá ocorrer já no próximo mês, numa altura em os trabalhadores se preparam para seis dias de não produção (‘down days’) na fábrica a partir de Outubro, devido a uma redução na produção do Eos. Estes dias de não produção vão ser aplicados durante seis sextas-feiras e afectarão meio turno de trabalho.

Para já, esta mudança na direcção da fábrica de Palmela agrada aos trabalhadores. Para António Chora, líder da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, "já é tempo de um português demonstrar o que vale e se somos tão bem geridos por um português como por estrangeiros".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)