Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Portugueses estão mais endividados

Apesar de todas as dificuldades, os portugueses continuam a recorrer cada vez mais ao crédito e os números voltaram a aumentar em Setembro último, quando o montante total de empréstimos concedidos pelas instituições financeiras atingiu os 123,85 mil milhões de euros, segundo os dados ontem revelados pelo Banco de Portugal.
23 de Novembro de 2007 às 00:00
A concessão de crédito para a compra de casa ganhou ritmo no final do Verão
A concessão de crédito para a compra de casa ganhou ritmo no final do Verão FOTO: Natália Ferraz
O Boletim Estatístico mensal da instituição presidida por Vítor Constâncio contém, contudo, uma boa notícia – o crédito malparado diminuiu pela primeira vez desde o início do ano, fixando-se em Setembro passado nos 2,18 mil milhões de euros. No mês anterior, este valor ultrapassava os 2,1 mil milhões de euros e no início do ano rondava os dois mil milhões de euros.
O ritmo de crescimento dos empréstimos para comprar casa acelerou em Setembro, ao aumentar 9,6 por cento face ao mesmo mês do ano passado e um por cento em relação a Agosto último. O montante total do crédito habitação ascende agora aos 98,9 mil milhões de euros.
O crédito ao consumo aumentou de 12,1 mil milhões de euros em Agosto para 12,2 mil milhões de euros em Setembro. Neste segmento, a evolução das cobranças duvidosas contrariou a tendência geral ao aumentar 0,7 por cento para os 410 milhões de euros.
CGD FOI A MAIS PROCURADA
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi o banco a que as autarquias mais recorreram para pedir empréstimos nos últimos dois anos, segundo dados revelados ontem pela agência Lusa.
A análise aos contratos que deram entrada no Tribunal de Contas em 2006 e 2007 concluiu que dos 555 empréstimos contraídos por 205 câmaras, 276 foram feitos no banco estatal, envolvendo um montante global de 222,3 milhões de euros.
O BPI foi a segunda instituição mais procurada, com empréstimos, no valor total de 16,4 milhões de euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)