Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Depósito de gasóleo 14 euros mais barato

Preço do gasóleo volta a descer 3 cêntimos no início da semana.
Raquel Oliveira e Secundino Cunha 19 de Dezembro de 2015 às 04:30
Monção tem preço do gasóleo mais baixo do País: 0,949 euros
Monção tem preço do gasóleo mais baixo do País: 0,949 euros FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Os portugueses vão poupar cerca de 14 euros por depósito nas deslocações da quadra natalícia, em relação ao Natal de 2014. A queda de preços do gasóleo e gasolina nos postos nacionais está a refletir a descida do "ouro negro" nos mercados internacionais, e na próxima segunda-feira, os preços voltam a ficar mais baratos.

No espaço de um ano, o preço do litro do gasóleo desceu uma média de 30 cêntimos, mas a poupança efetiva para o automobilista ficou-se por menos de metade (14 cêntimos). A razão de ser desta desproporção está na carga fiscal que impede um reflexo mais imediato para o consumidor final. O próprio Banco de Portugal refere que o preço nos mercados internacionais caiu 40% desde o segundo trimestre de 2014, mas o preço de venda ao público só caiu 10%.

Em finais de dezembro de 2014, o litro do gasóleo custava entre 1,20 euros, nos postos low cost, e 1,28 euros, nos postos tradicionais, e, com a baixa prevista para o início da próxima semana, este ano fixa-se entre os 92 cêntimos nos postos low cost e 1,01 € nas restantes bombas.

No caso da gasolina, a diferença de preço, do final do ano passado para este ano, é bastante inferior: 14 cêntimos. Em finais de 2014, a gasolina 95 octanas custava uma média de 1,39 euros por litro, custando hoje 1,25. "É uma diferença muito significativa. No meu caso, que atesto uma vez por semana, representa uma poupança na casa dos 60 euros por mês", disse ao CM João Ponte, que é distribuidor de pão na zona de Valença.
gasóleo gasolina combustíveis Banco de Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)