Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Precisos 17,4 mil milhões de financiamento adicional

O Estado vai necessitar, em 2012, de 17,4 mil milhões de euros de financiamento adicional, valor que, excluindo o fundo de recapitalização da banca, seria de 9,4 mil milhões, prevê o Orçamento do Estado (OE) para 2012.
17 de Outubro de 2011 às 19:39
Governo refere ainda que "uma parte substancial das necessidades", no valor de oito mil milhões de euros, será utilizado para reforçar o fundo de recapitalização do sistema bancário
Governo refere ainda que 'uma parte substancial das necessidades', no valor de oito mil milhões de euros, será utilizado para reforçar o fundo de recapitalização do sistema bancário FOTO: Vítor Mota

De acordo com o relatório do OE para 2012, o Estado vai precisar de 7,593 milhões de euros para financiar o défice, refere o relatório do OE, que o Governo hoje entregou no Parlamento.  

"As necessidades líquidas de financiamento deverão atingir cerca de 17,4 mil milhões de euros em 2012, valor inferior em 1,3 mil milhões de euros ao do ano anterior", diz também o documento.  

O Governo refere ainda que "uma parte substancial das necessidades", no valor de oito mil milhões de euros, será utilizado para reforçar o fundo de recapitalização do sistema bancário, ao abrigo do acordo que Portugal assinou com o União Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional para receber a ajuda de resgate.  

"Excluindo este montante, as necessidades situar-se-iam então em 9,4 mil milhões de euros", diz também o relatório do OE, que prevê também uma despesa de 31,9 mil milhões de euros para amortizar dívida que Portugal já contraiu.  

Este valor "representa uma redução de cerca de 7,8 mil milhões de euros, quando comparado com o valor de 2011", acrescenta o documento.  

Em consequência, as necessidades brutas de financiamento deverão atingir 49,4 mil milhões de euros no próximo ano, segundo as previsões do Governo. 

O Executivo espera também utilizar quatro mil milhões de euros das receitas das privatizações para amortizar a dívida do Estado.  

estado finanças executivo orçamento oe 2012 financiamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)