Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

PREÇO DO PETRÓLEO DEVE BAIXAR

Os países produtores de petróleo não estão interessados em que o preço do “ouro negro” se mantenha elevado, já que preferem um cenário de estabilidade, assegurou ontem o secretário do Tesouro norte-americano.
24 de Fevereiro de 2003 às 01:15
O barril está nos 37 dólares
O barril está nos 37 dólares FOTO: Arquivo CM
Após a reunião do G7 (clube dos países mais ricos do mundo), em Paris, John Snow disse aos jornalistas que "os principais países produtores de petróleo também têm interesse que o preço do petróleo não se mantenha elevado, já que isso deixa o mercado instável".

Os riscos geopolíticos, associados a um eventual ataque militar ao Iraque, a crise Venezuelana e a rigidez do Inverno que os Estados Unidos têm vivido este ano são os principais factores que motivam uma forte subida do preço do "ouro negro".

Citando o presidente da Reserva Federal norte-americana, Snow garantiu que as economias industrializadas têm formas de se adaptar a uma nova subida do preço do petróleo, até porque já diminuíram a sua dependência dessa matéria-prima. O barril de brent cotou-se sexta-feira em Nova Iorque perto dos 37 dólares, no seu valor mais elevado dos últimos dois anos.
Ver comentários