Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Preços das casas disparam 10%

País registou a maior subida no valor das vendas, depois da Irlanda, no quarto trimestre de 2017.
Raquel Oliveira 12 de Abril de 2018 às 01:30
Habitação
Habitação
Habitação
Habitação
Habitação
Habitação
O preço das casas em Portugal continua a subir a um ritmo muito superior ao da Zona Euro e da própria União Europeia (UE). No último trimestre de 2017, Portugal foi mesmo o país com a segunda maior subida dos preços da habitação, logo a seguir à Irlanda.

Os números divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, responsável pelas estatísticas europeias, mostram que os preços das casas aumentaram em Portugal 10,5% no último trimestre do ano passado face ao mesmo período de 2016.

A valorização imobiliária foi transversal aos países da União Europeia no último trimestre de 2017, com exceção de Itália, que registou uma queda (0,3%). Face ao trimestre anterior, os preços aumentaram 0,9% na Zona Euro e 0,7% na UE, ainda segundo o Eurostat.

A descida das margens de lucro aplicadas pelos bancos nos créditos (spread) e o crescente interesse de investidores estrangeiros no imobiliário português - com um crescimento em torno dos 20% em 2017 - têm mantido pressionados os preços dos imóveis nas principais cidades, sobretudo Lisboa e Porto.

No total, foram transacionadas mais de 153 mil habitações no ano passado, mais 20,6% face a 2016, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). No que toca a valor, as transações atingiram os 19,3 mil milhões de euros, mais 30,6% do que no ano anterior.

Avenidas Novas valorizam em Lisboa 
A reabilitação de imóveis em Lisboa registou maior dinâmica na freguesia das Avenidas Novas, onde houve "o maior aumento dos preços médios de oferta" entre 2017 e 2018, registando uma subida de 9,8% para os 6056 euros por metro quadrado. Os dados foram divulgados ontem pela consultora imobiliária Prime Yield, que confirma o eixo Baixa, Chiado e avenida da Liberdade como o principal alvo do investimento em reabilitação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)