Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Preços dos combustíveis voltam a subir na segunda-feira

Gasóleo e gasolina deverão aumentar cerca de um cêntimo já a partir da próxima semana.
Andresa Pereira 17 de Abril de 2021 às 09:46
Combustíveis
Combustíveis
Os portugueses deverão sentir a fatura mais cara quando forem abastecer os veículos a partir da próxima segunda-feira.

Segundo o ‘Negócios’, os preços do gasóleo e da gasolina podem subir novamente. No caso da gasolina simples 95, deverá sofrer um aumento ligeiro, acima de um cêntimo para os 1,588 euros por litro, o que representa o valor mais alto desde maio de 2019. Só neste ano, a gasolina já ficou mais cara 13%, o equivalente a uma subida de 18 cêntimos.

Quanto ao gasóleo simples, deverá ter o mesmo destino, com o preço a crescer um cêntimo e a fixar-se nos 1,369 euros por litro. Ao longo deste ano, o gasóleo valorizou mais de dez cêntimos, ou seja, 8%.

Portugal ocupa o quinto lugar com a gasolina mais cara, no mais recente boletim da Comissão Europeia, entre os 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a oitava posição.

Estes cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo e do euro, mas o custo depende sempre de cada posto de abastecimento, da marca e do local onde se encontrar. Os novos preços têm ainda em conta as variações calculadas pelo ‘Negócios’ face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Portugal economia negócios e finanças energia gasóleo macroeconomia preços combustíveis
Ver comentários