Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Preços sobem a 1 de Fevereiro

As tarifas dos transportes públicos aumentam a partir do dia 1 de Fevereiro. A actualização anual das tarifas ocorre normalmente a 1 de Janeiro, mas, este ano, o Governo decidiu adiar, de forma a ter tempo de concluir o trabalho de reestruturação da oferta e de simplificação tarifária. O Executivo já informou os operadores públicos e privados, confirmou o Correio da Manhã junto de fontes do sector.
26 de Dezembro de 2011 às 01:00
Novos preços vão reflectir reestruturação da oferta
Novos preços vão reflectir reestruturação da oferta FOTO: João Cortesão

O valor do aumento dos bilhetes e passes de autocarros, metros, barcos e comboios de todo o País só deverá ser conhecido a meio do mês de Janeiro, depois de fechadas as negociações entre o Governo e as autarquias das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Recorde-se que o Governo encarregou um grupo de trabalho de reestruturar a oferta dos transportes públicos de Lisboa e do Porto, que propôs, entre outras medidas, o corte de carreiras, a redução dos barcos e o encerramento de algumas linhas do Metro de Lisboa às 21h30.

O Executivo tem garantido que o aumento anual estará em linha com a inflação – 3,2% prevista no Orçamento de Estado para 2012 –, mas a última revisão do acordo com a troika sublinha o desequilíbrio das contas das empresas públicas, nomeadamente dos transportes. Foi essa, aliás, a principal razão para o aumento de 15 por cento nos transportes públicos ocorrido no passado mês de Agosto.

2546 COMBOIOS SUPRIMIDOS

Os três dias de greve dos maquinistas da CP provocaram a supressão de 2546 comboios, tendo-se realizado 494 ligações, de acordo com fonte oficial da transportadora ferroviária. Os serviços mínimos previstos em sede de Tribunal Arbitral foram todos cumpridos.

O dia 25 de Dezembro é um dos dias do ano com menos comboios a circular – estavam previstos 768 –, mas apenas completaram ligações 114 comboios. Os efeitos da greve deverão continuar a sentir-se durante o dia de hoje, sobretudo no período da manhã. "Esperamos ter os serviços urbanos regularizados durante a manhã e os regionais e longo curso ainda durante a tarde", adiantou a mesma fonte. Os maquinistas voltam a parar a 1 de Janeiro.

TRANSPORTES PREÇOS FEVEREIRO GOVERNO COMBOIOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)