Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Preços sobem em Setembro

A inflação média manteve-se em 3,1 por cento em Setembro mas a inflação homóloga acelerou para 3,0 por cento, 0,1 pontos percentuais acima de Agosto, utilizando uma nova série, revista para 2005 e 2006, indicou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE).
17 de Outubro de 2006 às 00:00
Custo de vida não pára de aumentar
Custo de vida não pára de aumentar FOTO: Jorge Paula
Os preços no mês de Setembro subiram 0,4% face a Agosto, bastante acima das expectativas dos analistas, que esperavam variações no intervalo entre -0,2% e 0,2%.
Os dados de Setembro incorporam uma revisão de metodologia, relacionada principalmente com a alteração de periodicidade de recolha dos preços de vestuário e calçado, para mensal, a inclusão de 56 novos produtos e retirada de 14, que implicaram uma revisão em alta dos valores da inflação média (últimos 12 meses sobre 12 meses precedentes) e homóloga (face a igual mês do ano anterior).
O INE indica que a inflação média em Agosto, que pela série anterior era de 2,7%, passou para 3,1% com a nova metodologia. Os preços do vestuário e calçado apresentaram em Agosto uma descida mensal de 6,9% pela anterior metodologia e uma redução de 6,1% pela nova série do IPC.
Em Setembro, face a Agosto, o vestuário e calçado encareceu 12,5%, com aumentos de 13% nos preços do vestuário e de 11,2% nos sapatos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)