Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Preços subiram 4% em Novembro

Os preços no consumidor subiram 4 por cento em Novembro face ao período homólogo, mas caíram 0,1 por cento tendo em conta o mês anterior, anunciou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
14 de Dezembro de 2011 às 12:23
Preços dos produtos subiram
Preços dos produtos subiram FOTO: d.r.

Ainda assim, a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em termos homólogos é inferior à taxa registada em outubro, quando esta atingiu os 4,2 por cento.

Em termos mensais, o IPC apresentou uma queda de 0,1 por cento em novembro, quando em Outubro os preços tinham crescido 1,1 por cento face ao mês anterior.

O INE acrescenta que a variação média dos últimos doze meses situou-se em 3,6 por cento (3,4 por cento em outubro de 2011).

A contribuir para o abrandamento da taxa de inflação estiveram as classes do vestuário e calçado, assim como do lazer, recreação e cultura.

Do lado oposto, estiveram as classes de transportes e de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis, esclarece o INE.

Esta é a primeira vez, nos últimos três meses, em que se verifica uma desaceleração da taxa de inflação.

Em termos mensais, a queda dos preços ficou a dever-se essencialmente às variações das classes dos transportes, produtos alimentares e bebidas não alcoólicas.

Por sua vez, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) registou uma variação homóloga de 3,8 por cento, inferior em 0,2 pontos percentuais face a Outubro deste ano e 0,8 pontos percentuais superior em relação à estimada pelo Eurostat para a área do Euro em novembro (1,0 pontos percentuais em Outubro).

Inflação INE Preços Crise
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)