Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

PRIVATIZAÇÕES AVANÇAM EM 2005

O Governo pretende retomar o programa de privatizações em 2005, para aproveitar a esperada reanimação do mercado financeiro que deverá resultar do projectado crescimento da actividade económica, afirma-se nas Grandes Opções do Plano (GOP).
18 de Setembro de 2004 às 01:25
O documento, aprovado ontem pelo Governo em conselho de ministros, destaca, a propósito, a operação de admissão à cotação em bolsa e posterior oferta pública de venda de parte do capital da Galp Energia.
O Governo admite também a possibilidade de abrir a investidores privados o capital das empresas públicas de transportes.
O Executivo pretende o “aumento da eficiência e eficácia das empresas, nomeadamente no sector público, através de programas de reestruturação, da contratualização do serviço público e da possibilidade de entrada de competências e capitais privados”, pode ler-se no documento.
O objectivo destas medidas é a “progressiva diminuição do esforço financeiro do Estado, aumento da transparência entre os diversos actores do sector e a sustentabilidade económica do sistema, no longo prazo”.
O Governo pretende utilizar, “sempre que se justifique, o fomento de modelos de negócio baseados em parcerias público-privadas”.
A vertente económica está ainda presente no ênfase dado ao “esforço para redução dos custos operacionais, com vista à melhoria do desempenho financeiro”.
O Ministério das Finanças continuará, por outro lado, a liquidar empresas “cuja existência deixou de ter justificação empresarial e económica” e a reforçar a sua vertente accionista.
Este reforço do Ministério, “enquanto tutela financeira de todas as empresas de capitais públicos”, que começou em 2003, é justificado com “a situação económica e financeira da generalidade dessas empresas e à necessidade de contenção da despesa pública”.
O ministro das Finanças, António Bagão Félix, promete ainda a criação de “uma estrutura tipo ‘holding’ para o acompanhamento do desempenho económico e financeiro das empresas que já foram criadas no âmbito do processo de empresarialização do modelo de gestão hospitalar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)