Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Programa do BCE deve ser acompanhado por reformas

"Aplaudimos as medidas anunciadas", afirmou Christine Lagarde.
22 de Janeiro de 2015 às 15:45
Lagarde fala num "complemento muito importante"
Lagarde fala num 'complemento muito importante' FOTO: Yuri Gripas/Reuters

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, aplaudiu o programa de compra de dívida pública anunciado esta quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE), defendendo que a medida deve ser acompanhada por reformas estruturais na zona euro.

"Aplaudimos as medidas anunciadas", afirmou Christine Lagarde, numa nota escrita enviada à comunicação social, acrescentando que o programa de compra de dívida pública hoje divulgado "vai aumentar fortemente as perspetivas de o BCE alcançar o seu mandato de estabilidade de preços".

Ainda assim, a diretora-geral do FMI considera que se "mantém essencial" que a política monetária do BCE seja acompanhada por "ações abrangentes e atempadas", destacando a necessidade de reformas estruturais para impulsionar o crescimento potencial e dinamizar a procura.

Para Christine Lagarde, as medidas anunciadas pelo presidente do BCE vão ajudar a reduzir os custos de financiamento na zona euro, aumentar as expectativas de inflação e reduzir o risco de período prolongado de baixa inflação.

Fundo Monetário Internacional FMI Christine Lagarde Banco Central Europeu
Ver comentários