Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Protesto em 15 cidades

O País está hoje em protesto contra a precariedade laboral e o desemprego, depois de quatro jovens terem divulgado um manifesto na internet a convidar os portugueses a sair à rua para reclamarem um futuro mais seguro para a auto-intitulada ‘Geração à Rasca’.
12 de Março de 2011 às 00:30
Jovens divulgaram a iniciativa ontem no Metro de Lisboa
Jovens divulgaram a iniciativa ontem no Metro de Lisboa FOTO: Mário Cruz/Lusa

Mas os criadores do movimento, que vai estar presente em 12 cidades no continente (ver infografia) e ainda no Funchal, em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, garantem que a manifestação é apartidária, não é contra o Governo e apelam à participação de todos. "Os partidos são os nossos representantes e também querem ter uma palavra. Não tentamos excluí-los, queremos um debate alargado a todos os actores da sociedade para melhorar a situação actual", explica Alexandre Carvalho.

Na rede social Facebook, cerca de 60 mil já garantiram estar presentes, e foram muitas as figuras públicas que mostraram apoio à iniciativa. Ontem, o líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu a legitimidade do encontro, considerando que os jovens "têm problemas muito sérios e devem poder expô-los", mas alertou os partidos para "resistirem à tentação" de "colonizar" a marcha. A organização não tem a confirmação oficial da presença de figuras políticas, assegura outra das responsáveis. Paula Gil prefere reforçar que o objectivo é "contar com todos os cidadãos", independentemente das cores partidárias. E esclarece que o protesto não se cinge aos jovens. "Uma geração são todas as pessoas vivas que, num dado momento, contribuam para a solução dos problemas."

PERFIS

ANTÓNIO FRAZÃO: Natural de Rio Maior, tem 25 anos. Licenciado em Relações Internacionais, é trabalhador-estudante.

PAULA GIL: Aos 26 anos, a jovem do Porto, formada em Relações Internacionais em Coimbra, é estagiária num instituto público.

ALEXANDRE CARVALHO: Investigador-bolseiro na área das Relações Internacionais (RI), tem 25 anos e nasceu em Coimbra.

JOÃO LABRINCHA: Natural de Aveiro, licenciado em RI. Com 27 anos e desempregado, é um dos dinamizadores da marcha.

"PROBLEMA É TRANVERSAL": Alexandre Carvalho Dinamizador do movimento

Correio da Manhã – Como vê a reacção dos partidos à iniciativa?

Alexandre Carvalho – Sabíamos que as colagens seriam inevitáveis, mas não tentamos excluir os políticos, queremos um debate alargado a todos.

– Temem protestos violentos?

– Promovemos a responsabilidade. Isto é pacífico, não é contra o Governo, esta crise não veio de um dia para o outro

– Previam que a mobilização chegasse às gerações mais velhas?

– A página foi criada por quatro jovens, mas nunca foi um movimento só deles. É um problema transversal, que afecta gente de várias idades e profissões.

– Recebeu propostas políticas?

– Não fui contactado por nenhum partido, mas já recebi propostas, dentro do movimento, para fundar um novo partido.

CLIENTES DO BPP PROTESTAM PORQUE ESTÃO "À RASCA"

Alguns clientes do Banco Privado Português (BPP) juntam-se hoje ao protesto da ‘geração à rasca’ porque, dizem, estão na mesma situação. "Vão participar algumas dezenas de clientes do BPP, entre os quais ‘velhinhos’ com oitenta e tal anos que, tal como a juventude, estão à rasca de dinheiro depois de terem passado a vida inteira a trabalhar", justificou à Lusa Carlos Cardoso, um dos organizadores do protesto. Os clientes vão concentrar-se junto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

JS RECUSA PRESENÇA NO PROTESTO

Algumas juventudes partidárias vão estar na manifestação. "Não pode a JSD deixar de estar solidária com as mais de 190 mil pessoas diplomadas com um vínculo precário e que não têm garantias quanto ao seu futuro", diz a estrutura laranja em comunicado, citando ainda os "cerca de 300 mil desempregados entre os 15 e os 34 anos". De fora fica a JS, que "saúda" a iniciativa, mas deixa "ao juízo autónomo de cada militante" a participação, segundo o secretário--geral, Pedro Delgado Alves.

PROTESTO LISBOA GERAÇÃO À RASCA JOVENS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)