Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Protestos contra portagens na EN109

Protestos contra as portagens acompanhados por um 'buzinão' bloquearam, esta sexta-feira de manhã, a Estrada Nacional (EN) 109 em Aveiro e a principal entrada de Viana do Castelo.
1 de Março de 2013 às 09:36

"Esta é a voz das dificuldades das populações, que exigem que se reponha a justiça", sublinhou Miguel Bento, da comissão de utentes de Aveiro, entre os sons estridentes das buzinas de automóveis e camiões, salientando que a EN109 é uma via "completamente desajustada" para servir de alternativa às SCUT portajadas, o que provoca problemas às pessoas que têm de deslocar-se diariamente de casa para o trabalho.

Para Miguel Bento, a introdução de portagens afeta os cidadãos, mas também as pequenas e médias empresas da região, que têm no pagamento das respetivas tarifas "mais um imposto acrescido".

Em Viana do Castelo, o protesto saiu para as ruas pelas 08h20, com uma caravana automóvel acompanhada de 'buzinão', que acabou por condicionar durante mais de uma hora as entradas e saídas da cidade.

Em cima da mesa está a possibilidade de serem instalados 15 novos pórticos de cobrança de portagens, cinco dos quais no distrito de Viana do Castelo, conforme documento enviado pelo Governo à 'troika' no final de 2012.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, que encabeçou o protesto, justificou a ação como uma questão de "cidadania" e pela "defesa da economia e do emprego".

portagens SCUT buzinão EN109 Aveiro Viana do Castelo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)