Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

PSI 20 abre em queda

A bolsa de Lisboa abriu esta segunda-feira em terreno negativo, com o principal índice, o PSI 20, a cair 1,17 por cento para os 5.404,21 pontos.
16 de Janeiro de 2012 às 08:17
PSI 20 abre a cair 1,17% para os 5.404,21 pontos
PSI 20 abre a cair 1,17% para os 5.404,21 pontos FOTO: d.r.

Na sexta-feira, o PSI 20 fechou a cair 0,75 por cento para 5.479,55  pontos, em linha com a maioria das congéneres europeias, penalizada pelas  quedas dos pesos pesados PT e Galp.     

A agência de notação Standard & Poor's (S&P) anunciou na sexta-feira  o corte do 'rating' da maioria da Zona Euro, sendo no caso de Portugal uma  descida de dois níveis, de BBB- para BB, um nível já considerado 'lixo'  ('junk').    

Entre os países afectados pela decisão da S&P contam-se dois que tinham  nota máxima, França e Áustria, que baixam um nível de AAA para AA+.    

Portugal, Espanha e Itália baixaram dois níveis.   A descida dos 'ratings' da maioria da Zona Euro pela agência de notação  financeira, que só deveria ter sido conhecida depois do fecho de Wall Street,  suscitou reacções tanto políticas como dos mercados ainda durante a tarde  de sexta-feira.  

 As notícias que davam como iminente o anúncio da S&P afectaram tanto  os mercados das dívidas soberanas como os comportamentos das bolsas, suscitando  reacções imediatas de vários governos.  

BolsaLisboamercados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)