Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

PSI 20 valoriza 20%

O PSI 20, índice de referência da Euronext Lisboa, subiu 19,53% no primeiro semestre deste ano, a segunda maior valorização entre os 20 principais índices internacionais, impulsionado sobretudo pelos ganhos do Banco Comercial Português (BCP).
2 de Julho de 2007 às 00:00
No semestre anterior, o PSI 20 tinha valorizado 10,3%. Dos 20 títulos que compõem o principal índice da bolsa portuguesa, 17 subiram e três caíram, num semestre que beneficiou do forte desempenho da maioria dos títulos, especialmente, com a conclusão das Ofertas Públicas de Aquisição, nos primeiros três meses do ano: da Sonaecom sobre o grupo PT e do BCP sobre o BPI.
Além disso, o índice esteve animado por notícias relacionadas com o banco liderado por Paulo Teixeira Pinto, que progrediu 47,86%, e com a Mota-Engil, através da entrada da sua participada Martifer na Euronext Lisboa (que aconteceu na passada quarta-feira).
A maior valorização pertenceu à Altri, que subiu 68,72% nos primeiros seis meses deste ano. A Semapa foi também uma das estrelas do semestre, com uma subida de 50,9%, assim como a Portucel, que progrediu 25%.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)