Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

PT APOSTA FORTE NO BRASIL

A Portugal Telecom (PT) foi a empresa portuguesa que mais investiu no Brasil este ano, responsável por quase 80 por cento do investimento directo líquido originário de Portugal, revelam dados do Banco Central do Brasil.
28 de Dezembro de 2002 às 00:00
O grupo de telecomunicações português investiu cerca de 529 milhões de euros do total de 733 milhões do investimento líquido português canalizado para o Brasil em 2002.

A injecção de recursos na área das telecomunicações coloca os portugueses no oitavo lugar no ranking dos maiores investidores estrangeiros no Brasil em 2002, atrás da Holanda, Estados Unidos, França, Ilhas Cayman, Bermudas, Luxemburgo e Canadá.

A aposta dos portugueses neste mercado consolidou-se com a nova "joint-venture" da PT e da Telefónica, que será a operadora de telemóvel mais importante da América do Sul, com 13 milhões de clientes, em regiões com um potencial de mercado de mais de 94 milhões de habitantes.

Segundo os dados do Banco Central, o ingresso total de investimento directo em participações empresariais proveniente de Portugal em 2002 foi de 861 milhões de dólares, que darão lugar a um retorno de 100 milhões de dólares, ao longo do ano.

Os empréstimos intercompanhias somaram 178 milhões de dólares, sendo 113 milhões para amortizações e 65 milhões de investimento líquido. Destes, 38 milhões de dólares foram para a área de serviços.

A maioria do investimento directo estrangeiro português também foi aplicada em serviços, com investimentos líquidos de 705 milhões de dólares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)