Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

PT/Vivo: Cavaco diz que Governo deve defender “interesse nacional”

O Presidente da República afirmou esta sexta-feira que o Governo tem "todo o direito" de defender o interesse estratégico nacional no negócio PT/Vivo, desde que seja respeitado "o quadro legal".
2 de Julho de 2010 às 19:05
Cavaco diz que se deve respeitar decisão do Governo ao usar 'golden share'
Cavaco diz que se deve respeitar decisão do Governo ao usar 'golden share' FOTO: Lusa

Na quarta-feira, o Estado usou a 'golden-share' (direitos especiais) para vetar a compra da Vivo pela Telefónica, durante a assembleia-geral de accionistas da PT, apesar da maioria (74 por cento) ter dado luz verde ao negócio.  

"Desde que se respeite o quadro legal, o Governo tem todo o direito de utilizar os instrumentos à sua disposição para defender aquilo que considera um interesse estratégico de Portugal", afirmou Cavaco Silva, citado pela agência Lusa, à margem de uma visita a uma das empresas do grupo A. Silva Matos SA.  

"O Governo considerou que estava em causa o interesse estratégico de Portugal e, se é assim, tomou a decisão que considerou adequada, por isso há que respeitar totalmente essa decisão", disse.  

Reconhecendo que "o Governo é o titular dos direitos especiais do Estado na Portugal Telecom", Cavaco Silva defende que agora há que "esperar para saber qual será a decisão de Bruxelas".  

A Comissão Europeia considerou quinta-feira "injustificáveis" os direitos especiais que o Estado tem na Portugal Telecom (PT), mas vai aguardar pelo acórdão do Tribunal de Justiça europeu, na próxima semana, antes de tomar, eventualmente, medidas contra Lisboa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)