Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Publicadas tabelas de retenção na fonte

Foi publicado esta quarta-feira um despacho do Ministério das Finanças que define as tabelas de retenção na fonte aplicáveis para efeitos de IRS em 2008.
9 de Janeiro de 2008 às 10:23
De acordo com o diploma, os contribuintes casados, com um titular, sem dependentes e com rendimentos até 670 euros estão isentos de retenção para efeitos de IRS.
O diploma determina ainda que ficam isentos de pagamento de IRS os rendimentos até 540 euros no caso de não casados ou casados dois titulares, sem dependentes.
Por sua vez, o limite de isenção sobe para os 1.380 euros nos casos de deficientes não casados ou casados com dois titulares e até 1.690 euros para deficientes casados que sejam os únicos titulares de rendimentos.
O despacho estabelece igualmente as tabelas de retenção para os titulares de pensões, que ficam isentas de retenção até 670 euros no caso de casados dois titulares ou não casados e até 740 euros no caso de titular único de rendimentos casado.
Nos casos dos deficientes, a isenção aplica-se até uma pensão de 1.680 euros para os casados dois titulares de rendimentos ou não casados e até 1.950 euros para os titulares únicos de rendimentos casados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)