Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Quebra de "solidariedade" leva a destituição da administração da CP Carga

O conselho de administração da CP - Comboios de Portugal anunciou hoje que a destituição da administração da participada CP Carga deveu-se a "quebra da relação de solidariedade institucional".
18 de Fevereiro de 2011 às 12:54
cortes salariais, CP, CP Carga, salário
cortes salariais, CP, CP Carga, salário FOTO: Agências

O novo conselho de administração da  filial é agora constituída pelo presidente Aires Pinto São Pedro e pelos  vogais Maria João Tender e Henrique Morais, nomeados na quinta-feira.  

"Este novo conselho de administração prosseguirá o esforço de assegurar  uma política de bom relacionamento com os trabalhadores da empresa e seus  legítimos representantes, bem como da manutenção da paz social na empresa,  à semelhança de todo o grupo CP, mas respeitando sempre o estrito cumprimento  da lei", conclui a CP no comunicado.  

Em declarações à Lusa, o coordenador do Sindicato Nacional dos  Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), José Manuel Oliveira, disse  que a disponibilidade da CP Carga para não aplicar os cortes salariais aos  subsídios terá estado na origem da demissão da administração da empresa. 

"Terá havido um acordo com o sindicato e, em função disso, a administração  da CP considerou uma falta de solidariedade e demitiu a direcção da CP Carga",  disse José Manuel Oliveira.   

O sindicalista adiantou que os cortes salariais definidos pelo Governo  "estão a ser executados" no salário base dos trabalhadores, mas acrescentou  que a administração da empresa se manifestou disponível para não aplicar  as reduções nos subsídios, estando agendada para segunda-feira uma reunião  com o sindicato para discutir este assunto.   

 Já o presidente do Sindicato dos Maquinistas garantiu hoje à  Lusa que os vencimentos dos trabalhadores da CP Carga sofreram os cortes  salariais definidos pelo Governo.  

 

 

 

 

cortes salariais CP CP Carga salário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)