page view

Redução adicional do IRS em 2026

Governo propõe reduzir em 0,3 pontos percentuais as taxas marginais do 2.º ao 5.º escalão no próximo ano.

12 de julho de 2025 às 01:30

A descida das tarifas do IRS aprovada na especialidade, através da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, na quinta-feira, vai começar a ter efeitos nos bolsos dos portugueses durante este verão, entre o mês de agosto e setembro. Mas para o próximo ano também já está prometida uma "redução adicional" entre o segundo e o quinto escalão. O PSD e o CDS-PP conseguiram aprovar na especialidade, com o apoio do Chega, a norma de texto que fazia esta referência. O PS e a IL abstiveram-se, enquanto o Livre votou contra.

A norma proposta pelo dois partidos que asseguram o Executivo de Luís Montenegro, salvaguarda que "em sede de Orçamento do Estado para 2026, o Governo propõe reduzir, adicionalmente, em 0,3 pontos percentuais as taxas marginais do 2.º ao 5.º escalão".  Este tinha sido um pedido do Chega, quando decorreram as negociações para a aprovação na generalidade do alívio em 500 milhões de euros do IRS que abrange todos os escalões, exceto o nono. 

O compromisso vai ao encontro de um projeto de lei que o partido de André Ventura tinha apresentado na Assembleia da República, mas acabou por retirar da votação na generalidade após o PSD se comprometer a voltar a baixar as taxas em 2026. 

Um acordo feito que foi cumprido até ao momento pelos sociais-democratas, porém alvo de críticas por parte dos socialistas que salientaram que esta era uma violação ao "não é não" ao Chega, referido pelo primeiro-ministro várias vezes. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8