Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

REEMBOLSOS DE IRS DIMINUEM

Os reembolsos de IRS em 2003 (relativos a 2002) deverão diminuir três a quatro por cento relativamente ao ano passado, altura em que atingiram cerca de 1.300 milhões de euros, estimou o Ministério das Finanças.
8 de Julho de 2003 às 00:00
Fisco está a reembolsar
Fisco está a reembolsar FOTO: d.r.
A redução nos reembolsos do Imposto sobre o Rendimento das pessoas Singulares (IRS) estará relacionada com uma tabela de retenções na fonte para 2002 mais ajustada à realidade contributiva, segundo fonte oficial.
Até ao início de Julho foram liquidados reembolsos a 418 447 contribuintes, no valor de 374,1 milhões de euros, e autorizados pagamentos a 87 462, no valor de 72,5 milhões de euros, segundo dados do Ministério das Finanças fornecidos à Lusa.
No início deste mês estavam já emitidos 330 985 reembolsos no valor de 301,6 milhões de euros, totalizando os reembolsos liquidados e os emitidos (já autorizados ou não) 748,2 milhões de euros de devoluções.
Um porta-voz do Ministério das Finanças garantiu à Lusa que não há atrasos nos processamentos de reembolsos, que deverão estar concluídos no final de Agosto, e que as liquidações se iniciaram pelas declarações entregues por via electrónica (Internet), como previsto.
Em relação ao modelo B (profissionais independentes) as devoluções deverão estar concluídas até ao final de Agosto, limite definido no código do IRS. A Administração Fiscal é obrigada a pagar juros de mora em caso de atraso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)