Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Rendas de casa em Lisboa caem a pique

Preços em Lisboa deslizam 6,9%, a nível trimestral. Maior quebra dos últimos 10 anos.
Andresa Pereira 22 de Julho de 2020 às 09:08
Rendas de casa em Lisboa
Rendas de casa em Lisboa FOTO: Ricardo Meireles
As rendas das casas em Lisboa voltaram a cair no segundo trimestre, o que representa a maior queda dos últimos dez anos.

Segundo anunciou esta terça-feira a Confidencial Imobiliário, o valores contratados na capital desceram 6,9% em cadeia entre abril e junho, e 8,7% em termos homólogos. A descida de 6,9% no âmbito do Índice de Rendas Residenciais (IRR), que monitoriza o desempenho das rendas registadas nos contratos de arrendamento, foi “a mais acentuada desde que este índice acompanha o comportamento do mercado de arrendamento em Lisboa, em 2010”, escreveu a autora do índice, no comunicado enviado às redações.

“Em termos homólogos, só uma vez, no quarto trimestre de 2012, em pleno ciclo recessivo do mercado, se observou uma descida mais vincada, então de -9,1”, ressalva.

Já o Porto manteve as rendas estáveis no segundo trimestre, apresentando uma variação de 0,4% face ao trimestre anterior, e em termos homólogos continuou a registar uma variação ainda expressiva, tendo em conta o atual contexto de pandemia, com uma subida de 6,5% face a igual período em 2019.

A nível nacional, o mercado também cedeu no segundo trimestre, registando uma descida em cadeia de 2,8%, sendo também a contração mais acentuada desde 2010.
Lisboa economia negócios e finanças construção e obras públicas economia (geral) imobiliário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)