Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Rendeiro colabora com Paulo Maló

O ex-presidente do Banco Privado Português, João Rendeiro, está a trabalhar para a Inovative Medical Care SGPS, a empresa de Paulo Maló, o dentista dos famosos, apurou o Correio da Manhã. O ano passado Maló pagou a Rendeiro mais de trinta mil euros por serviços de consultoria. O CM procurou saber junto de Paulo Maló para que tipo de serviços foi Rendeiro contratado, a resposta foi que "trabalhamos com diversos consultores financeiros e consultores jurídicos no âmbito da nossa actividade, mas por norma não revelamos a sua identidade."
6 de Abril de 2010 às 00:30
João Rendeiro prestou serviços de consultoria financeira ao dentista Paulo Maló
João Rendeiro prestou serviços de consultoria financeira ao dentista Paulo Maló FOTO: Jorge Paula e João Miguel Rodrigues

Tal como o CM noticiou oportunamente, o ex-presidente do Banco Privado retomou a sua actividade profissional de economista em Fevereiro de 2009, dois meses depois de sair da presidência do BPP. Durante os primeiros seis meses do ano Rendeiro não auferiu qualquer tipo de rendimento. Os serviços prestados como consultor financeiro só começaram a ser remunerados a partir de Setembro. No final de 2009, os conselhos financeiros de Rendeiro valeram-lhe mais de 63 mil euros, divididos entre os serviços a Paulo Maló e a uma empresa industrial, uma verba muito aquém dos 600 mil euros de salário que recebeu, em 2008, como presidente da instituição financeira. No entanto, Rendeiro continua a morar na Quinta Patino e a ser transportado por carro com motorista.

O Correio da Manhã contactou João Rendeiro mas o economis-ta não quis adiantar nada sobre a sua ligação com Paulo Maló.

O ex-banqueiro tem algumas contas bancárias em offshores congeladas por ordem do Ministério Público que investiga a gestão danosa no BPP. Foram igualmente apreendidas algumas obras de arte que estavam na sua posse.

Rendeiro licenciou-se em Economia, em 1976, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e doutorou-se pela Universidade de Sussex, Inglaterra, em 1984, tendo realizado vários cursos de pós-graduação no INSEAD e na London Business School.

FUNCIONÁRIOS DO BPP SEM FUTURO

Para Miguel Trindade, representante dos trabalhadores do BPP, uma das soluções para a situação dos cem trabalhadores do BPP poderia passar pelo consórcio de bancos que emprestou dinheiro ao BPP com o aval do Estado. "Se cada um absorvesse cerca de 10 a 15 trabalhadores a questão ficaria resolvida", afirmou. Questionado pelo CM sobre esta eventual distribuição dos postos de trabalho, o Ministério das Finanças rejeita qualquer envolvimento numa solução: "A questão diz respeito aos accionistas do banco, não ao Estado."

PORMENORES

GERIR UM IMPÉRIO

A Inovative Medical Care gere os vários negócios de Paulo Maló na área da Medicina dentária como é o caso da Maló Clinic, SA ou a Maló Clinic Education, SA.

AUMENTO DE CAPITAL

Em 2008 a Inovative Medical Care realizou um aumento de capital no valor de 75 milhões de euros que foi totalmente subscrito e realizado pelo accionista Paulo Maló através da conversão de acções de outras sociedades.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)