Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Renovação da carta na net

Os condutores vão poder pedir a revalidação, ou emissão de segunda via, da carta de condução através da internet. A medida, criada no âmbito do Simplex, vai estar disponível a partir de Junho.
2 de Março de 2008 às 00:30
Todo o processo de revalidação da carta de condução será assim feito electronicamente, podendo ainda ser desta forma feito o pedido de emissão da segunda via do documento bem como o próprio pagamento das taxas devidas.
Trata-se de mais uma opção porque as “pessoas poderão continuar a tratar da renovação aos balcões do Instituto da Mobilidade (IMTT)”, sublinhou ao CM a secretária de Estado dos Transportes.
Até o serviço estar disponível, os interessados poderão descarregar os impressos através da net e entregá-los aos balcões do IMTT (ex-Direcção-Geral de Viação).
Em Novembro, vai ainda ser lançado um serviço de alerta para a data de renovação da carta de condução e dos documentos necessários para o efeito.
A comunicação poderá ser feita por carta mas “quem pretender poderá ser avisado por correio electrónico (e-mail) ou por SMS”, acrescentou ainda Ana Paula Vitorino.
Para isso, basta actualizar os dados do endereço electrónico e telemóvel no próprio site.
OUTRAS MEDIDAS
LICENÇA NA HORA
A partir de Setembro será possível requerer a Licença de Aprendizagem e o pagamento da respectiva taxa por via electrónica bem como a sua impressão na hora (na escola de condução). Pretende-se reduzir o tempo médio de procedimento.
CAP DE TAXISTAS
Os serviços regionais do IMTT vão poder, a partir de Novembro, aceitar os pedidos de CAP dos taxistas (necessário para o exercício da profissão de motorista). O objectivo é simplificar o procedimento e reduzir o tempo necessário para a sua emissão.
Ver comentários