Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Rolling Stones dão prisão

Dezassete pessoas foram detidas nas últimas semanas por tentarem vender bilhetes para o concerto dos Rolling Stones, no Porto, no próximo dia 12, ao dobro do preço.
6 de Agosto de 2006 às 00:00
As detenções ocorreram no âmbito de uma operação levada a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que resultou, ainda, na apreensão de 53 bilhetes.
A operação da ASAE teve origem em denúncias chegadas àquele organismo e prolongou-se por várias semanas. As pessoas foram detidas em flagrante enquanto vendiam os bilhetes a preços especulativos e depois de presentes a tribunal aguardam agora pela sentença. O crime de especulação pode ser punido com pena de entre os seis meses e os três anos de prisão.
De acordo com um porta-voz da ASAE, entre as pessoas detidas encontrava-se uma professora do ensino secundário, num caso que o juiz considerou muito grave “devido às suas responsabilidades enquanto educadora de crianças e jovens”. Perante a gravidade deste caso, o juiz permitiu que a professora passasse uma noite na prisão a reflectir nas suas acções.
Durante a operação, a ASAE descobriu que também em Espanha estão a ser vendidos bilhetes a preços especulativos para o concerto da banda de Mick Jagger no Estádio do Dragão. A agência não pode actuar fora da fronteira nacional, mas alertou de imediato as autoridades espanholas.
De facto, basta ir à versão espanhola do site de leilões eBay para se encontrarem bilhetes para o concerto do próximo sábado.
Os bilhetes, cujo preço original era 69 euros (Relvado A) estão a ser vendidos no eBay por um preço base de 90 euros, mas acabam por sair mais caros, uma vez que, como em qualquer leilão, são arrematados pela oferta mais alta.
A especulação com bilhetes para concertos é comum sempre que os espectáculos esgotam, mas desta vez não é esse o caso. Além de ainda haver bilhetes disponíveis junto dos revendedores habituais, na terça-feira vão ser colocados à venda 561 bilhetes nas estações dos CTT da Praça do Município, no Porto, a um preço de 97,50 euros (bancada inferior) e 71,50 euros (bancada superior).
EM PORTUGAL PELA QUARTA VEZ
Os Rolling Stones voltam a Portugal pela quarta vez no âmbito da digressão mundial de promoção ao álbum ‘A Bigger Bang’. Iniciada a 21 de Agosto de 2005 no Fenway Park, em Boston, Estados Unidos, a ‘Bigger Bang World Tour’ é a 31.ª da carreira do grupo e, desde que começou, Mick Jagger e Keith Richards (62 anos), Ron Wood (58) e Charlie Watts (64) já tocaram para largos milhares de pessoas, incluindo os mais de dois milhões que os receberam no concerto ao ar livre na praia de Copacabana. Em Abril, a digressão sofreu um percalço – Richards caiu de um coqueiro durante umas curtas férias nas ilhas Fidji e foi operado a um coágulo no cérebro. A consequência foram alguns concertos anulados e o reajustamento das datas europeias. Em Setembro, os Stones regressam à América do Norte, estando o final da digressão marcado para 18 de Novembro, no Dodger Stadium, em Los Angeles. Enquanto isso, no sábado o espectáculo continua no Estádio do Dragão com a primeira parte a cargo dos também britânicos Dandy Warhols (‘Bohemian Like You’).
Ver comentários