Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Quem são as sucessoras de Américo Amorim?

Paula, Marta e Luísa são empresárias de sucesso, filhas daquele que era o homem mais rico do País.
Pedro Zagacho Gonçalves 13 de Julho de 2017 às 16:09
Paula Amorim
Luísa Amorim
Marta Amorim
Paula Amorim
Paula Amorim
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Paula Amorim
Paula Amorim
Luísa Amorim
Marta Amorim
Paula Amorim
Paula Amorim
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Paula Amorim
Paula Amorim
Luísa Amorim
Marta Amorim
Paula Amorim
Paula Amorim
Luísa Amorim
Luísa Amorim
Paula Amorim

Com a morte de Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal, surge agora a dúvida sobre quem vai suceder  ao empresário nos negócios multimilionários. Américo Amorim deixa três filhas, Paula, Marta e Luísa, todas empresárias de sucesso em áreas distintas e que sempre acompanharam o pai nos negócios.

A filha mais velha é Paula Amorim, de 46 anos, que em 2016 assumiu a presidência do conselho de administração da Galp Energia, depois de quatro anos como vice-presidente. Nascida no Porto, frequentou o curso de Gestão Imobiliária na Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI). Aos 20 anos começou logo a trabalhar com o pai no Grupo Américo Amorim, nas áreas imobiliária, florestal e agrícola.

Paula é ainda presidente do conselho de administração do Grupo Américo Amorim, maior grupo empresarial português e holding que concentra os negócios do pai. É administradora da Amorim Energia, principal acionista da Galp. Sempre se mostrou independente e empreendedora tendo enveredado pelos negócios de luxo: é acionista e membro do conselho de administração da marca de roupa de luxo Tom Ford Internacional e dona das lojas Fashion Clinic, assim  como do franchising da marca italiana Gucci em Portugal, lojas que integram a holding Amorim Luxury, SGPS, S.A. Casou com Rui Alegre, com quem teve dois filhos. Divorciou-se em 2005, 10 anos depois, casando com Miguel Bleck Guedes de Sousa.

Marta Amorim tem 45 anos e é a irmã que leva uma vida mais reservada. Discreta, a empresária tem apostado na área financeira. Casou com Nuno Barroca, que também é nome conhecido nas empresas do grupo Amorim e tem um filho.

É licenciada em gestão de empresas, tendo estudado nos Estados Unidos. Começou a trabalhar no Banco Santander em Nova Iorque, tendo depois passado pela área comercial do Banco Nacional de Crédito. Vice-presidente do Grupo Amorim, tem lugar na administração das holdings financeiras do pai e também na Galp.

Luísa Amorim é a irmã mais nova, com 44 anos. Licenciada em marketing, sempre apostou nos negócios vinícolas e na hotelaria. Assumidamente apaixonada pelos vinhos, gere a Quinta Nova, no Pinhão, que alia uma unidade hoteleira à produção de vinho.

É administradora não executiva da Corticeira Amorim, ligando os negócios da descendência do tio, António Amorim. Uma das últimas apostas da empresária foi a criação da marca de vestuário de luxo infantil Andorine.

É casada com Francisco Teixeira Rêgo e tem duas filhas

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)