page view

Saída de professores reduz postos de trabalho públicos

Cessação de contratos a termo de docentes e educadores de infância reduz o número de postos de trabalho nas administrações públicas.

15 de novembro de 2025 às 01:30

A cessação de contratos a termo de docentes da educação pré-escolar do ensino básico e secundário, e também do ensino superior politécnico, fez baixar o número de postos de trabalho no setor das administrações públicas. De acordo com a síntese estatística do emprego público, o número de funcionários públicos baixou 0,2% até setembro, em comparação com o trimestre anterior, para 759 402.

Esta diminuição corresponde a menos 1526 postos de trabalho, tendo existido uma redução de 3639 postos na área governativa da Educação, Ciência e Inovação. Já é habitual registarem-se diminuições no emprego público no terceiro trimestre, porque coincide com o final do ano letivo e muitos contratos a termo de docentes e educadores de infância terminam. Por outro lado, em comparação com igual período do ano passado, o número de funcionários públicos aumentou 1,8% (o correspondente a 13 137 postos de trabalho).

Já o número de pessoas empregadas na administração local subiu, tanto em cadeia (+1%) como em termos homólogos (+3,7%), para 143 530. Para o aumento trimestral contribuiu, principalmente, o aumento dos postos de trabalho nos municípios (+913), sobretudo nas carreiras gerais, e no setor empresarial local (+544), maioritariamente de assistentes operacionais.

Face a igual período do ano passado, o acréscimo de funcionários na administração local resultou sobretudo de mais trabalhadores nas carreiras de técnico superior e de assistente técnico nos municípios, assim como de assistentes operacionais nas freguesias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8