Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Salário mínimo aumenta para 257 euros no Brasil

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, assinou nesta sexta-feira o decreto que aumenta em cerca de 14 por cento, para 622 reais (257 euros), o valor do salário mínimo do país a partir de 1 de Janeiro de 2012.
23 de Dezembro de 2011 às 19:53
Novo salário mínimo, aprovado por Dilma, deverá colocar 64 mil milhões de reais (26,4 mil milhões de euros) na economia brasileira no próximo ano
Novo salário mínimo, aprovado por Dilma, deverá colocar 64 mil milhões de reais (26,4 mil milhões de euros) na economia brasileira no próximo ano FOTO: EPA

Actualmente, o valor mínimo que um trabalhador brasileiro pode receber por mês é 545 reais (225 euros). O reajuste estava previsto no Orçamento de 2012, aprovado na quinta-feira pelo Congresso do país.   

O novo salário mínimo deverá colocar 64 mil milhões de reais (26,4 mil milhões de euros) na economia brasileira no próximo ano, segundo cálculos da LCA Consultores, citados pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’.  

Uma lei aprovada este ano no Congresso brasileiro garante reajustes acima da inflação para o salário mínimo do país até 2015. A política de valorização começou a ser adoptada durante o Governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após um acordo com sindicalistas.  

Pela fórmula, o reajuste anual do salário mínimo corresponde à variação da inflação no ano anterior somada ao percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.  

Ou seja, o aumento do salário mínimo em 2012 é baseado na projecção da inflação oficial para 2011 (6,65 por cento) e no crescimento da economia brasileira em 2010 (7,5 por cento).  

Apesar dos ganhos nos últimos anos, o salário mínimo brasileiro ainda está abaixo do patamar necessário para suprir as despesas básicas do trabalhador, segundo um cálculo divulgado no início do mês pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).  

De acordo com o estudo, para suprir os gastos das famílias com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o salário mínimo brasileiro deveria ser de 2.349,26 reais (969,13 euros). 

dilma salário mínimo ordenados brasil
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)