page view

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com melhor resultado em cinco anos

Instituição fecha 2024 com lucros de 30,3 milhões de euros, depois do plano de reestruturação.

14 de maio de 2025 às 01:30

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) fechou 2024 com lucros de 30,3 milhões de euros, bastante acima dos 2,5 milhões de euros obtidos no ano anterior. “Este é o melhor resultado dos últimos cinco anos”, afirmou o provedor da SCML, atribuindo os resultados ao plano de reestruturação, cuja taxa de execução supera os 45%.

Em entrevista à CMTV, Paulo Sousa destacou a “estratégia de contenção de custos” e mencionou a meta de “chegar aos 100 milhões de euros em 2027 em termos de disponibilidades de tesouraria”.

De acordo com o Relatório e Contas de 2024, “os Jogos Santa Casa alcançaram o segundo melhor resultado da sua história em termos de vendas brutas, com um volume de 3142,9 milhões de euros (apenas superado em 2019), correspondendo a 895,7 milhões entregues ao Estado”.

A ministra da Segurança Social saudou o “resultado histórico” da SCML. “É um resultado que revela seis meses de atividade intensa de recuperação, também de recuperação da ação social, não só de recuperação financeira”, disse Palma Ramalho.

Por outro lado, o relatório referente a 2023 foi homologado sob condição, depois de a ministra ter levantado dúvidas sobre a transferência de 34 milhões de euros da Segurança Social para a SMCL, que permitiu à instituição equilibrar as contas nesse ano.

“Ana Jorge esteve um ano lá e este provedor está há um ano lá. (...) A diferença, só em termos de relatórios de atividade, é menos 31 milhões de euros [em 2023], descontados os 34 milhões, para mais 30 milhões [em 2024]”, apontou Palma Ramalho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8