Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Anulado o concurso para privatização da SATA

Governo dos Açores reage a revelação de que empresa islandesa não assumiu compromisso de compra.
Lusa 9 de Novembro de 2018 às 13:23
SATA
Avião do Grupo SATA
Avião do Grupo SATA
Avião da SATA
SATA
Avião do Grupo SATA
Avião do Grupo SATA
Avião da SATA
SATA
Avião do Grupo SATA
Avião do Grupo SATA
Avião da SATA

O concurso para a privatização de 49% da Azores Airlines foi anulado após a divulgação de documentos que causaram um "sério dano ao grupo SATA e aos Açores", anunciou esta sexta-feira o Governo dos Açores.

Em nota de imprensa, o Governo dos Açores diz que "decidiu dar orientações ao conselho de administração do grupo SATA para anular o presente concurso público de privatização de 49% do capital social da Azores Airlines e preparar o lançamento de um novo concurso com o mesmo objetivo".

Em causa estão notícias da RTP/Açores, citando documentos privados da comissão de inquérito do parlamento açoriano ao setor empresarial público, indicando que não havia uma proposta formal apresentada pelos islandeses da Icelandic, única entidade qualificada para a segunda fase da alienação, antes o intuito de abrir um período de negociações com a SATA.

Esta manhã, a secretária regional com a tutela dos Transportes, Ana Cunha, disse aos jornalistas que havia uma proposta formal da Icelandic para a compra de 49% da Azores Airlines e não apenas uma carta pedindo o abrir de negociações.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)