Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Satélite tem obra nacional

O satélite europeu que vai ser lançado para o Espaço em meados deste ano, com a missão de estudar os efeitos provocados pelo Ser Humano no Planeta, foi desenvolvido com o auxílio de uma empresa portuguesa.
7 de Abril de 2008 às 00:30
O satélite de fabrico europeu será colocado no Espaço nos próximos meses. Foi transportado para a Rússia, de onde será lançado a partir da estação espacial russa Plesetsk.
O satélite de fabrico europeu será colocado no Espaço nos próximos meses. Foi transportado para a Rússia, de onde será lançado a partir da estação espacial russa Plesetsk. FOTO: direitos reservados

Habituada a participar em projectos de alta tecnologia, a Critical Software, comsedeem Coimbra,foi chamadade novo a trabalhar em parceriacoma Agência Espacial Europeia (ESA). Neste caso, para testar o software a bordo do GOCE(Gravity Ocean Circulation Explorer), o satélite que irá medir o campo gravitacional e reproduzir modelos do Planeta Terra com grande precisão e resolução espacial.

A construção do equipamento foi garantida por um consórcio de 45 empresas,de13países europeus.

A empresa de Coimbra ficou encarregue de fazer ostestesmodularesno softwaredeaplicações do satélite. "Como empresa especialistaemtestes desoftware,aCritical demonstrou mais uma vez as suas competências ao nível daverificação evalidaçãode software,uma das áreas por que é apreciada no seio da indústriaaeroespacial", refereBruno Carvalho, responsável do Desenvolvimento de Negócio da empresa

O aparelho vai estudar ageosfera,hidroesfera, criosfera,atmosferae biosfera, a circulação dos oceanos e as alterações ao nível do mar. O objectivo é ficar a conhecer melhor os fenómenos no interior da Terra.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)