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Correio da Manhã

Economia
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Seguros atrasam indemnizações

As companhias de seguros pedem muitos documentos e atrasam-se no pagamento das indemnizações por morte ou invalidez, conclui uma análise da revista ‘Dinheiro e Direitos’, da Proteste. Os consumidores ficam, assim, em situações financeiras difíceis, "por não receberem os capitais a que, por contrato, têm direito", alerta o mesmo estudo.
25 de Outubro de 2011 às 01:00
Companhias demoram a pagar aos clientes os valores a que têm direito
Companhias demoram a pagar aos clientes os valores a que têm direito FOTO: Getty images

"Trata-se de um processo complicado e demorado no tempo", explica ao CM Mónica Dias, da Proteste. Muitas vezes, acrescenta, os atrasos provocam "situações dramáticas", sobretudo nos casos de indemnizações por invalidez, com as pessoas sem recursos para fazerem face às despesas mensais.

Nesse sentido, a Deco – Associação de Defesa do Consumidor – exige ao Governo e à Assembleia da República que seja criada legislação que proteja os consumidores, tendo dado conhecimento da análise ao Ministério das Finanças. "Só desta forma as companhias deixarão de recorrer a manobras de diversão, seja na forma de listas de documentos intermináveis ou prazos de pagamento dilatados, para impedir os clientes de receber aquilo a que têm direito", lê-se no estudo.

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