Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Sexta avaliação da ‘troika’ começa segunda-feira

A sexta avaliação da 'troika' ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal começa na segunda-feira, informou hoje o Ministério das Finanças.
6 de Novembro de 2012 às 18:07
Vítor Gaspar, ministro das Finanças
Vítor Gaspar, ministro das Finanças FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

"As autoridades portuguesas com responsabilidades no âmbito do Programa irão analisar, juntamente com representantes da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE), o trabalho realizado até ao momento e o planeamento dos trimestres seguintes", diz nota do ministério enviada às redacções esta terça-feira. 

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, prevê apresentar em Fevereiro o plano para "cortes estruturais na despesa na ordem de 4.000 milhões de euros".

Gaspar anunciou hoje esta data durante uma audiência perante a comissão parlamentar de acompanhamento do programa de assistência a Portugal. Fevereiro é a data do sétimo exame regular da 'troika'.

"No pilar da consolidação orçamental, este exame regular [o sexto] é marcado pela necessidade de começar o processo que conduzirá à identificação de cortes estruturais da despesa na ordem dos 4.000 milhões de euros", disse Gaspar.

"Serão identificadas com os parceiros [Comissão Europeia, BCE e FMI] opções para cortes estruturais na despesa no âmbito da avaliação global das funções do Estado."

Este processo, disse ainda o ministro, vai "beneficiar dos resultados da missão técnica de especialistas do FMI e do Banco Mundial, que está prestes a ser concluída". Será esta missão técnica a fazer "o primeiro diagnóstico sobre a despesa pública em Portugal".

troika ministério finanças avaliação FMI BCE comissão europeia Estado
Ver comentários