Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Sindicatos já só falam com Lino

Em protesto contra a ausência de revisões salariais desde 2008, os cinco sindicatos que representam os trabalhadores da TAP, depois de uma reunião conjunta ontem de manhã, vão propor greves para os dias 28 e 29 de Agosto e 11 e 12 de Setembro, bem como um boicote ao trabalho suplementar entre 28 de Agosto e 30 de Setembro.
11 de Agosto de 2009 às 00:30
O pré-aviso de greve pode lançar a confusão nos aeroportos nacionais em tempo de férias
O pré-aviso de greve pode lançar a confusão nos aeroportos nacionais em tempo de férias FOTO: Pedro Catarino

Em declarações ao CM, André Teves, porta-voz do Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), afirmou que o pré--aviso de greve só será retirado se o ministro da tutela, Mário Lino, em conjunto com o conselho de administração da TAP, se sentar à mesa com os trabalhadores e apresentar propostas concretas.

"Numa reunião a 10 de Março o sr. ministro assumiu o compromisso com estes sindicatos para através do diálogo encontrar soluções tripartidas (TAP, Governo e sindicatos) para os problemas do Grupo TAP e afinal nada", sublinhou André Teves, acrescentando que há dois meses que estão a tentar contactar com Mário Lino, mas sem resposta.

Fonte da TAP afirmou que a greve vai dificultar uma eventual revisão salarial, avançando que cada dia de paralisação poderá provocar um prejuízo de cinco milhões de euros.

PORMENORES

DESPESAS SALARIAIS

Em comunicado os sindicatos criticaram as despesas com os salários em 2008 dos Órgãos Sociais da TAP, que se situaram nos 3,88 milhões (mais 17% em relação a 2007), enquanto que os salários dos trabalhadores se mantêm inalterados há dois anos.

AUMENTO DE 1,8%

No mesmo documento, os trabalhadores revelam que o Ministério do Trabalho, em sede de Mediação, propôs uma actualização salarial para 2008 de 1,8%, mas o Governo e o ministro da Tutela recusaram.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)