Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Sindicatos pedem ajuda a Sampaio

Os sindicatos dos trabalhadores da função pública pediram, esta terça-feira, o apoio de Jorge Sampaio para verificar a constitucionalidade das alterações do Governo sobre a idade da reforma e o congelamento das progressões na carreira.
6 de Setembro de 2005 às 15:45
José Abraão, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), em declarações numa conferência de imprensa realizada hoje, no Porto, instou os trabalhadores a escreverem cartas e enviarem e-mails ao Presidente da República, ao primeiro-ministro José Sócrates e ao provedor de justiça.
O sindicalista alegou que o Governo está a “por de parte” os trabalhadores no processo de reforma da administração pública.
O Conselho de ministros aprovou, a 25 de Agosto, a proposta de lei que define o novo regime de aposentação da função pública. A nova legislação prevê uma adaptação gradual do sistema de aposentação da administração pública ao sistema de reformas da segurança social. A partir de 2015 os funcionários públicos passam a reformar-se aos 65 anos de idade e 40 anos de carreira contributiva.
O SINTAP considera que esta legislação é “uma injusta imposição a muitos trabalhadores”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)