Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

SITAVA apresenta pré-aviso de greve

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) apresentou esta segunda-feira à administração da companhia aérea açoriana SATA um pré-aviso para uma nova greve parcial no início de Setembro, contra a intenção de segmentar a transportadora.
11 de Agosto de 2008 às 14:29
SATA, companhia aérea açoriana
SATA, companhia aérea açoriana FOTO: d.r.

No pré-aviso é referido que o protesto está agendado para o período entre 1 e 15 de Setembro, durante o qual decorrerá uma greve ao trabalho suplementar, sendo que entre os dias 2 e 7 do mesmo mês, está prevista a entrada duas horas mais tarde em cada turno e saída uma hora mais cedo.

O Sindicato justifica o protesto, argumentando que a segmentação da SATA Air Açores e da SATA Internacional constituirá, caso se concretize, “a abertura descontrolada das respectivas áreas estratégicas ao capital privado”.

O SITAVA indica ainda no pré-aviso de greve que, a nível laboral, a segmentação representaria uma redução no número de postos de trabalho, o agravamento da precariedade e a multiplicação de regulamentações laborais de empresa para empresa e entre diferentes segmentos de trabalhadores.

A companhia açoreana, que efectua ligações aéreas entre as ilhas e liga o arquipélago ao Continente, tem como accionista maioritário o Governo açoriano.

Ver comentários