Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Sócrates elogia autarcas do Oeste

O primeiro-ministro, José Sócrates, elogiou esta quarta-feira a atitude dos autarcas do Oeste e da Lezíria do Tejo por terem elaborado um plano alternativo após o abandono da Ota para construir o novo aeroporto de Lisboa, em vez de se queixarem.
10 de Setembro de 2008 às 15:17
O primeiro-ministro deixou elogios para os autarcas da região Oeste
O primeiro-ministro deixou elogios para os autarcas da região Oeste FOTO: João Relvas/Lusa

“Os autarcas do Oeste e da Lezíria pouparam o país aquilo que é habitual no nosso país: o espectáculo habitual das recriminações, da exposição de frustrações, do espectáculo de azedume. Desta vez isso não existiu”, afirmou Sócrates.

“Vi vontade de construir uma alternativa e não como noutras ocasiões no nosso país, não vi nenhum queixume, nem azedume nem recriminações. Foi uma atitude positiva de quem quer arregaçar as mangas e construir uma alternativa para o desenvolvimento”, sublinhou o primeiro-ministro, nas Caldas da Rainha, onde presidiu à cerimónia de assinatura de acordo de cooperação institucional entre o Governo e 12 presidentes.

Até 2017, a região do Oeste vai ser contemplada com 120 projectos, dos quais 61 foram iniciativa das autarquias locais, com um investimento total de 2,1 mil milhões de euros.

Reconhecendo que “durante anos a região suportou custos directos de um grande projecto que acabou por não se realizar”, Sócrates considerou que “é de elementar justiça que o Estado faça um especial esforço para promover projectos que, em conjunto, possam estruturar uma nova perspectiva e uma alternativa para o desenvolvimento”.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)