Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Soflusa diz que adesão à greve é de 84%

A empresa Soflusa, responsável pela ligação fluvial entre Barreiro e Lisboa, refere que a adesão à greve desta segunda-feira, no período da manhã, foi de 84%, enquanto os sindicatos falam em 100% de adesão.

30 de Janeiro de 2012 às 13:16
Segundo a empresa e o sindicato, as ligações fluviais estiveram paradas durante a manhã devido à greve dos trabalhadores às horas de ponta, com a primeira ligação do dia a ocorrer às 10h40
Segundo a empresa e o sindicato, as ligações fluviais estiveram paradas durante a manhã devido à greve dos trabalhadores às horas de ponta, com a primeira ligação do dia a ocorrer às 10h40 FOTO: Pedro Catarino

Fonte oficial da empresa disse à Lusa que no período da manhã foram registadas nove presenças entre as 55 pessoas escaladas para estarem de serviço.

António Almeida, do Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante (STFCMM), disse à Lusa que a adesão foi de 100%.

"Não houve nenhum barco durante o período estipulado de greve. Estamos satisfeitos, pois os trabalhadores cumpriram aquilo que foi decidido em plenário, de lutar contra esta redução brutal no serviço prestado às populações", disse à Lusa.

O sindicalista referiu que os novos horários, que estão previstos entrar em vigor a 1 de Fevereiro, prevêem o corte de carreiras num total de 49 (43 ao fim de semana e seis nos dias de semana) e mostrou também preocupação com a fusão entre a Soflusa e a Transtejo, prevista no Plano Estratégico dos Transportes.

Segundo a empresa e o sindicato, as ligações fluviais estiveram paradas durante a manhã devido à greve dos trabalhadores às horas de ponta, com a primeira ligação do dia a ocorrer às 10h40.

Para o período da tarde está prevista uma nova paralisação nas ligações, estando o último barco previsto para as 15h50, no sentido Lisboa-Barreiro. As viagens serão retomadas depois das 20h00, explicou António Almeida.

soflusa transportes greve barcos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)