Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Sonae SGPS: Lucro cai 70,9%

A Sonae SGPS registou uma quebra de 70,9% nos lucros relativos a 2008, o que representa ganhos de 80 milhões de euros. Os resultados do grupo presidido por Paulo Azevedo foram penalizados pelos prejuízos da participada Sonae Sierra.
18 de Março de 2009 às 14:40
O presidente do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo
O presidente do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo FOTO: d.r.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae SGPS divulgou que o volume de negócios consolidado aumentou 21,2 por cento, para 5.353 milhões de euros, 'decorrente do crescimento verificado em todas as unidades de negócio'.

De acordo com a empresa, o negócio de Retalho foi o maior responsável pelo crescimento verificado, aumentando em 835 milhões de euros o seu contributo para o volume de negócios consolidado em 2008, face a 2007.

O EBITDA, lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, aumentou 15 por cento, para os 616,8 milhões de euros em 2008.

As acções da Sonae SGPS seguiam a avançar 2,9 por cento, para 49,6 cêntimos.

PAULO AZEVEDO QUER INTERNACIONALIZAÇÃO

O presidente da Sonae SGPS anunciou hoje que o 'principal vertor de crescimento' passará pela internacionalização do grupo nos próximos anos.

Na apresentação dos resultados de 2008 do grupo, Paulo Azevedo afirmou que o objectivo é transformar a Sonae 'numa grande empresa multinacional', levando a empresa para 'geografias de crescimento e para mercados maduros'. O presidente do grupo pretende atingir, em 2012, 25% do volume de negócios e 35% dos activos internacionalmente.

BELMIRO DOUTORADO 'HONORIS CAUSA'

A Universidade do Porto vai reconhecer o presidente do Grupo Sonae, Belmiro de Azevedo, doutor 'Honoris Causa', numa cerimónia a realizar em Maio, divulgou hoje o reitor da Universidade. Marques dos Santos destacou o empreendorismo e contributo de Belmiro de Azevedo no desenvolvimento do país.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)