Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

S&P melhora 'rating' dos EUA

A agência de notação financeira Standard & Poor's melhorou o 'rating' dos Estados Unidos, mantendo a notação AA+, mas passando-a de um nível "negativo" para "estável".

 

 

10 de Junho de 2013 às 16:04

Os Estados Unidos podem contar com "uma economia forte, uma credibilidade monetária e um estatuto do dólar como moeda de reserva internacional", considerou a agência em comunicado, acrescentando que a probabilidade de uma revisão em baixa da notação financeira do país a "médio prazo" baixou.

Em agosto de 2011, a S&P retirou aos Estados Unidos o nível de 'AAA', depois de meses de impasse político sobre o aumento do teto da dívida que ameaçava atirar o país para o incumprimento.

Embora esse limite da dívida possa ser novamente aumentado, a agência de notação reconhece ter havido "melhorias frágeis" depois do compromisso entre republicanos e democratas que permite aumentar temporariamente o limite legal da dívida para permitir ao Estado federal funcionar até setembro.

A agência sublinha igualmente que a economia norte-americana mostrou sinais de resistência, nomeadamente uma contribuição "mais forte que o esperado do setor privado" no crescimento do país e que os "riscos de deterioração" enfraqueceram.

s&p eua rating aaa dólar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)