Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Standard & Poor's mantém ‘rating' negativo de Portugal

Passos diz que notação da agência de ‘rating' revela "confiança crescente" em Portugal.
17 de Janeiro de 2014 às 12:54
rating, Standard & Poor's, BB, Passos Coelho, dívida, risco
rating, Standard & Poor's, BB, Passos Coelho, dívida, risco

A agência de notação Standard & Poor's retirou a observação negativa do risco da dívida portuguesa ('creditwatch' negativo), mas manteve uma perspetiva negativa devido a riscos de instabilidade política e social.

O anúncio da agência de 'rating', hoje divulgado, significa que a Standard & Poor's não deverá fazer alterações na classificação do país no curto-prazo, já que manteve o nível "BB" atribuído a 13 de janeiro de 2012.

A S&P tinha colocado a dívida soberana de Portugal em observação negativa, admitindo que podia descer ainda mais o 'rating', mas hoje anunciou a decisão de manter a classificação devido "à estabilização da economia desde meados de 2013" e ao facto de estimar que as metas do défice sejam cumpridas este ano.

Passos fala em "confiança crescente" em Portugal

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu esta sexta-feira  que a notação da agência Standard & Poor's expressa a "confiança crescente no desempenho de Portugal", que se deve "à determinação" do Governo e dos portugueses.

"Representa aquilo que várias outras [agencias de rating] têm vindo também a observar: é uma confiança crescente no desempenho de Portugal", afirmou Pedro Passos Coelho.

rating Standard & Poor's BB Passos Coelho dívida risco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)