Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

TALHOS COM FRANGO A 0,55 EUROS O QUILO

Os preços dos frangos estão "totalmente desestabilizados", com um quilo a ser vendido em muitos talhos a 55 cêntimos, quando há um mês custava cerca de dois euros, disse à Lusa fonte do sector.
27 de Março de 2003 às 00:05
TALHOS COM FRANGO A 0,55 EUROS O QUILO
TALHOS COM FRANGO A 0,55 EUROS O QUILO FOTO: Arquivo CM
A crise no sector das aves, que rebentou há um mês atrás com o anúncio da detecção de nitrofuranos em mais de 40 aviários, está a levar alguns comerciantes a "cometer autênticas loucuras", segundo o presidente da Federação dos Comerciantes de Carne, Jacinto Bento.
"Os talhos são os mais prejudicados, porque têm de vender o produto todo fresco e não o podem congelar. Então, tenho visto alguns comerciantes a cometer autênticas loucuras para escoar os produtos enquanto estão frescos", contou à Lusa o mesmo responsável. Há um mês, antes da crise no sector avícola, um quilo frango custava em média dois euros. Hoje, muitos talhos pedem por um apenas 55 cêntimos e um quilo nunca ultrapassa o 1,50 euros.
A produção de frangos baixou, nestes últimos 30 dias, 90 por cento e o consumo caiu cerca de 60 por cento. Antes da crise, a produção de frangos de aviário em Portugal rondava os cerca de cinco milhões por semana e cada habitante consome, em média por semana, meio quilo deste tipo de carne.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)